Começa no dia 15 de março, as inscrições para as Oficinas promovidas pelo Projeto de Extensão "Nave de Dionísio". Elas acontecem no Teatro Municipal, no Campus Dom Bosco (UFSJ) e na Sabrina Escola de Dança. Para se inscrever, preencha uma ficha disponível na Secretária do Teatro Municipal, na Sabrina Escola de Dança ou na Coordenadoria do Curso de Teatro no Campus CTAN. As oficinas são gratuitas com vagas limitadas!
Iniciação na Iluminação Cênica e conhecimentos de palco
por Virgílio Dangelo
A oficina de iluminação cênica e conhecimentos de palco tem como objetivo demonstrar aos participantes os princípios básicos da construção de um processo de montagem de um projeto de iluminação e montagem da caixa cênica ,desde a preparação do espaço cênico até a elaboração final de um plano de luz e roteiros de execução do mesmo. Entender a mecânica de funcionamento de um palco e a necessidade de um planejamento de montagem é fundamental para o sucesso de um espetáculo.Virgílio Dangelo Atualmente exerce a função de técnico de iluminação do curso de teatro da UFSJ. Começou a trabalhar em 1990 como operador de som e luz em BHTE. Em 1991 trabalhou como maquinista do Teatro klaus viana. Em 1992 tranferiu-se para o Grande Teatro do Palácio das Artes como técnico de palco e operador de luz. Em 1994 foi contratado pelo Grupo Corpo onde trabalhou ate 2011 como chefe de palco, sendo responsável pelas montagens de todas as tournees da companhia ate 2011.
Datas: 19 e 20 no Campus Dom Bosco (UFSJ); 21, 22 e 23 no Teatro MunicipalHorários: de 14:00h às 17:00h e 15:00 às 17:00h
Danças Populares e Afro-brasileiras na Construção do Corpo Cênico
por Evandro dos Passos Xavier
A Oficina tem como proposta faz refletir um fenômeno de releitura para o palco e espetáculo, de práticas populares de dança marcadas pela herança africana, tais como o Candomblé, a Umbanda, o Maracatu, a Capoeira etc. Oferecendo aos participantes oportunidades de conhecimento de práticas artísticas não eurocêntricas. Desmistificando o carácter de inferioridade da cultura de Matriz Africana na sociedade brasileira. Mostrando que outras práticas artísticas são essenciais e eficazes na construção de uma cena genuinamente nacional. O recorte, portanto, é a interligação da Dança Afro no debate de valorização da herança Africana na sociedade, conectada com os movimentos sociais negros.
Evandro dos Passos Xavier é Mestre em Artes Cênicas pela UNESP,Diretor da Cia. de Danças populares e afro-brasileiras: BATAKA,foi professor de Danças brasileiras e afro-brasileiras na Universidade de Massachussetes - USA, pesquisador de cultura popular e cultura afro-brasileira e atualmente é Professor de Dança do Curso de Teatro da UFSJ.
Data: 24 e 25 de Março
Local: Sabrina Margotti Escola de Dança
Horário: 09:00 às 12:00h.
Mais informações: (32) 3371-6414 ou pelo e-mail mostraufsj@hotmail.com
Somos do programa de extensão 5ª Cultural e achamos a proposta da mostra muito interessante e gostaríamos de parabenizar estudantes, professores e técnicos que estão se empenhando nessa construção. Estamos linkando a divulgação de vocês no nosso blog (5cultural.blogspot.com) e na nossa página no Facebook (5ª cultural). Desejamos sucesso e que muitos outros projetos se desenvolvam!
ResponderExcluir